Dinâmica role play facilita a
assimilação de matérias complexas.
Na última aula de Direito
Constitucional do Curso Preparatório à Carreira da Magistratura Federal, os
alunos da ESMAFE/RS foram apresentados a uma metodologia ativa de fixação de
conteúdo chamada Role Play. Conduzida pelo professor Marcelo Schenk Duque, a atividade
abordou uma matéria complexa: o incidente de inconstitucionalidade nos
tribunais.
Segundo Duque, esse incidente é
difícil pois envolve a participação de diferentes órgãos jurídicos em um
procedimento que agrega diversos atos, cuja sequência varia de acordo com o
passo anterior. Para ele, a dinâmica coloca o estudante no centro do processo
de aprendizado, tirando-o de uma postura passiva. Duque também acrescenta que a
metodologia permite desenvolver a empatia, fundamental para a assimilação de um
conteúdo complicado, mediante incentivos à capacidade de memorizar, analisar e
resolver casos concretos.
“Nesta dinâmica cada aluno
desempenha um papel e age, mediante uma representação, conforme o papel
desempenhado. Assim, cada aluno recebeu um cartaz para identificar para os
demais qual papel representava e a atitude que deveria desempenhar na simulação
de um incidente de inconstitucionalidade”, explica.