Colaboradores da AJUFERGS/ESMAFE recebem capacitação sobre mercado financeiro

08.10.2019

Workshop foi ministrado pelo agente de investimento Romeu Leite, que atuou nas entidades por quase 15 anos

Os colaboradores da Associação dos Juízes Federais do RS (AJUFERGS) e da Escola Superior da Magistratura Federal do RS (ESMAFE/RS) participaram, na última semana, do workshop “O Valor da Moeda no Tempo”. O objetivo da atividade foi conhecer as condições que afetam o valor do dinheiro no tempo e os cálculos essenciais que fundamentam as decisões financeiras na determinação de valor dos produtos.

A atividade foi ministrada pelo agente de investimento e sócio da Octo Capital Romeu Carlos Leite Jr. Com MBA’s em Finanças Empresariais e em Mercado de Capitais, ele coordenou a AJUFERGS/ESMAFE por quase 15 anos, desde 2002.

Além de aprender sobre indicadores financeiros, concorrência, demanda, valor de marca e diferenciais competitivos, os presentes também refletiram acerca dos desafios para a educação superior esperados para o próximo ano. Um dos pontos abordados foram as expectativas para o cenário macroeconômico, bem como a forma que o ambiente de negócios será afetado, principalmente caso as reformas propostas pelo governo – a da Previdência e a tributária - sejam aprovadas no Congresso.

De acordo com Leite, o tema deveria estar mais presente na vida das pessoas, tanto do ponto de vista formal quanto informal. “Quando nós iniciamos um processo como esse, a maior dificuldade é a construção de um projeto, de um levantamento de quais são os objetivos da pessoa. Isso começa justamente em procurar as informações corretas”, destaca. Sobre retornar à AJUFERGS/ESMAFE para compartilhar um pouco de seu conhecimento, ele enfatiza que foi uma atividade muito satisfatória. “Eu tenho uma relação especial com as instituições, pois me acolheram por muito tempo. Sempre defenderei os interesses delas”.

A assessora da AJUFERGS, Franciane Barbosa, diz que o encontro mostrou a relevância de ter um projeto financeiro bem construído. “Vi como é importante ter um planejamento bem construído. A gente não costuma dar muita atenção para essa parte, até porque a educação financeira é algo que não faz parte da minha formação”, afirma.