A tecnologia avançou de forma acelerada nos últimos dois anos, de forma provocada por uma questão de saúde e medidas de isolamento social, que levaram ao teletrabalho compulsório e à necessidade do desenvolvimento de formas remotas e criativas de trabalho, nos setores público e privado.
Estima-se que, por exemplo, as iniciativas de inteligência artificial em todo o mundo se desenvolveram, a cada seis meses, em um ritmo similar ao que ocorria a cada cinco anos no período anterior a 2020.
Mais especificamente no Judiciário, em setembro de 2020 foi divulgado o plano de gestão do Conselho Nacional de Justiça para o período de setembro de 2020 a setembro de 2022, que contém entre seus Eixos a Justiça 4.0 e a Promoção do Acesso à Justiça Digital, que prevê diversas medidas de transformação digital do Judiciário.
De outro lado, os profissionais do Direito e as leis ainda não estão totalmente preparados para essa transformação digital e as inovações, que não se limitam ao uso de sistemas eletrônicos de processo, mas compreendem a digitalização de todos os serviços prestados pelo Judiciário e, em consequência, a prática de atos digitais por todas as pessoas que participam dos processos judiciais (partes, advogados públicos e privados, Ministério Público, Defensoria Pública, autoridades policiais etc.).
Por isso, é necessária a capacitação na área, para que o profissional compreendas as mudanças e saiba como aplicá-las em suas atividades diárias.
Em consequência, propõe-se a realização de um curso que prepare os profissionais do Direito para a Justiça 4.0, considerando a ausência desse aprendizado nos cursos de Graduação em Direito e a carência de curtos de capacitação, de atualização ou de especialização nessa área.
Considerando a especificidade dos temas abordados e a dinâmica das consequências das inovações tecnológicas sobre o Direito, o curso é composto por temas relevantes do Direito 4.0, cada um deles atribuído a um professor com especialidade e reconhecimento na matéria.
CARGA
12h |
PERÍODO
02/07/2022 a |
PERÍODO
02/07/2022 a |
PERÍODO
11/02/2022 a |
Aula 1: como Tratar os Dados Pessoais nos Processos Judiciais.
Aula 2: como o Processo Eletrônico Alterou o Direito Processual.
Aula 3: como Realizar a Jurimetria nos Processos Judiciais.
Aula 4: como Produzir e Utilizar Efetivamente as Provas Digitais.
Aula 5: como Elaborar Smart Contracts.
Aula 6: como a Prestação Digital dos Serviços Judiciais Alterou o Processo.
Aula 7: como Proteger a Personalidade no Meio Digital.
Aula 8: como Aplicar a Inteligência Artificial nos Processos Judiciais.
As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos para acesso assíncrono, com exceção da primeira e da última aula, que ocorrerão de forma síncrona entre professores e alunos.
Os docentes encaminharão, com antecedência, o material de apoio (indicação de textos, vídeos e/ou áudios) em todas as aulas, para ser disponibilizados na plataforma de ensino on-line ESMAFE Virtual para acesso aos alunos.
No material será indicado pelo professor um conteúdo base para a aula (texto, vídeo, podcast ou outro formato), a ser consultado previamente pelos alunos como preparação para a aula e a interação após a exposição do conteúdo.
Dias e horários: 02, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 30 de julho de 2022.
As aulas 1 e 8 serão realizadas ao vivo, enquanto as aulas 2 a 7 serão gravadas previamente e disponibilizadas aos alunos nas datas sugeridas.
Horário das aulas ao vivo: 10h. às 11h30min.
Frequência: modalidade on-line, a frequencia é registrada quando assistidos 75% do tempo total da aula.
Certificado: certificado de participação emitido em formato digital quando atingido o mínimo de 75% de frequência.